UENP CONCLUSÃO DE CURSO: Banca de notáveis avalia TCC de Economia com unanimidade e nota máxima

Atualizado: 16 de fev.

A acadêmica de Economia da UENP, campos Cornélio Procópio, Anne Yasmin Recanello (Amaral) Carvalho, por conta da apresentação do seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso na última sexta-feira (11/02) recebeu o reconhecimento máximo da banca de notáveis professores na avaliação de seu trabalho. Os mestres Ricardo Dalla Costa, digno orientador e os professores Ricardo Souza e Pablo Tallini, foram unânimes, 100, nota máxima a ela.


A apresentação foi feita no campus da UENP, em Cornélio Procópio e pode ser acompanhada pela família da estudante com direito a participação da família, tendo a mãe, hoje advogada criminalista, ela mesma Economista formada naquele mesmo curso, inclusive, ex-aluna do próprio professor Ricardo Dalla Costa. Ela fez uma observação pertinente e elevou o momento reconhecendo a notoriedade da banca e o desempenho da filha.


O ORIENTADOR


Depois de uma congratulada apresentação. Descabida de informações pertinentes e dados relevantes, a tese saltava as palavras e se transformavam em informação. Em 15 minutos cronometrados ela discorreu em três capítulos, a história da criação do Real e os impactos dele na hiperinflação da época e sua contribuição para o desenvolvimento do Paraná. Tudo com devidas citações e apresentação de gráficos históricos.


Os avaliadores já haviam recebido cópia do TCC dias antes da apresentação e estavam prontos para aquele conteúdo. Fixaram perguntas sobre o conteúdo para saber qual o nível de domínio do assunto pela candidata e passaram a fazer suas avaliações pela apresentação e defesa oral do tema.


É inegável que ao chegar nesse momento crucial, ao final do curso, o graduando se encontrará em uma situação de muita pressão, principalmente porque em seus pensamentos está a obrigação de concluir o seu aprendizado e conseguir a graduação com méritos, isso quer dizer que será necessária uma boa nota na defesa que terá pela frente perante a banca examinadora.


A BANCA


Os professores Ricardo Souza e Pablo Tallini, tanto quanto jovens, quanto sábios e eruditos, elogiaram com destaque o trabalho da aluna e mesmo apontando alguma pontuação final, ou questões de produção visual de gráficos, que poderiam contribuir ainda mais com a peça, disse que nem isso tirava a qualidade do trabalho e da apresentação. Que talvez apenas pudesse ter elementos mais opinativos e destacados da própria autora.


Quando tomou a palavra, o Orientador, que no mundo da aluna, era aguardado com peso em sua pena, nem mesmo abreviou o tom do amigos professores e passou a fazer uma ampla defesa do texto de sua pupila. Contrariando as expectativas da própria aluna na possível severidade de mestre, o que ouviu, desinibiu de vez seu coração, quando o mesmo professor de momentos intensos com a sala, passou a defender o exato ponto da narrativa de sua aluna em contrapartida as dicas oportunas de seus colegas.


Cabe ao examinador saber dosar as críticas de modo que sejam construtivas e salutares e que também faça os elogios e mostre claramente quais são os pontos fortes do trabalho analisado, estabelecendo claramente qual o caminho que deverá ser seguido pelo aluno para continuar sua pesquisa deste ponto em diante.


A banca examinadora e seus componentes desempenham um papel crucial e importantíssimo para a avaliação do aluno, não somente referente ao seu trabalho de conclusão de curso, mas com informações relevantes que podem auxiliar o desenvolvimento do aluno ou então desencorajá-lo de seguir pesquisando e produzindo dentro da comunidade acadêmica.


Disto feito, depois logo ao momento de deliberação da banca, veio o resultado, foram unânimes, 100, nota máxima a ela.


CONCLUSÃO DE CURSO


O Trabalho de Conclusão de Curso é a condensação de todos os conhecimentos que você adquiriu ao longo dos anos na faculdade. Ele pode ter diferentes formatos, mas o modelo mais comum é a monografia, que é uma pesquisa científica por isso o tema abordado pela acadêmica "OS IMPACTOS DA HIPERINFLAÇÃO E DO PLANO REAL NO DESENVOLVIMENTO DO PARANÁ", se fez mais que pertinente.

COMO SE ELABORA UM TCC


Para elaborar o TCC, você tem ajuda de um professor orientador. É ele que vai acompanhar todo o processo de produção, dar dicas do que pode ser melhorado e esclarecer dúvidas. A construção do trabalho, no entanto, depende de você. É preciso escolher um tema para desenvolver e pesquisar em detalhes. O assunto precisa estar relacionado ao seu curso e a produção tem que trazer algo inédito.


Depois de desenvolver todo o conteúdo do TCC, você precisa apresentar o assunto para uma banca avaliadora. A nota é dada alguns minutos depois da apresentação, juntamente com a justificativa da pontuação. É apenas nesse momento que você sabe se foi aprovado ou reprovado.

44 visualizações1 comentário