Lula é condenado por unanimidade a 12 anos de prisão

24.01.2018

Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) condenaram, nesta quarta-feira (24), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a 12 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.  

 

O ex-presidente Lula foi condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) por corrupção, em julgamento em segunda instância nesta quarta-feira, 24 de janeiro, em Porto Alegre (RS). A decisão foi unânime: os desembargadores João Pedro Gebran Neto (relator), Leandro Paulsen (presidente da 8ª Turma), e Victor Laus votaram pela condenação de Lula no escândalo do triplex no Guarujá e pelo aumento da pena, de 9 anos e 6 meses para 12 anos e um mês de prisão. Resultado final do julgamento de Lula foi: 3 x 0 pela condenação. Cabe recurso.

 

O ex-presidente já havia sido condenado em primeira instância pelo juiz federal Sergio Moro. Segundo a denúncia, Lula recebeu da Construtora OAS um apartamento triplex no litoral de São Paulo como propina para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. A defesa nega e alega não haver provas contra ele. A condenação de Lula fez o índice Ibovespa subir e provocou manifestações em Porto Alegre e São Paulo, contra e a favor do líder petista. O ex-presidente terá agora de lutar na Justiça Eleitoral para manter sua candidatura à Presidência nas eleições 2018.

 

A defesa de Lula tem dois dias a partir da publicação do acórdão para apresentar embargos de declaração, que pedem, apenas, esclarecimento da sentença. Já que a votação foi unânime, não cabem embargos infringentes. Paulsen disse que o ex-presidente terá mandado de prisão expedido após o julgamento dos recursos.  Paulsen disse por volta das 16h que a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em desvios na Petrobras é "inequívoca".

 

Mais cedo, o juiz federal João Pedro Gebran Neto, relator da apelação do ex-presidente Lula no TRF-4, confirmou a condenação em primeira instância e votou pelo aumento da pena do réu para 12 anos e um mês.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now