Ibope indica vitória de Ratinho no 1º turno

23.08.2018

 

Ibope indica vitória de Ratinho no 1º turno

 

Candidato do PSD aparece com 33% na pesquisa publicada em 22/08/2018 pelo site de noticias JORNALE.

 

  

 

A pesquisa Ibope divulgada ontem pela RPC aponta a vitória do deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) no primeiro turno para o governo do Estado, se as eleições fossem hoje. O candidato do PSD aparece com 33%, seguido da governadora Cida Borghetti (PP), com 15% e do deputado federal João Arruda (MDB), com 5%. 

 

O candidato do PT, ex-deputado federal Dr Rosinha foi citado por 3% dos entrevistados e o candidato do PSOL, professor Piva, por 2%. Ogier Buchi (PSL), Professor Ivan Bernardo (PSTU, Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardi (Rede) têm 1% cada. Geonísio Marinho (PRTB) não foi citado. Outros 22% dos entrevistados apontaram a intenção de anular ou votar em branco e 15% não souberam responder.

 

O Ibope também mediu intenções de voto para o Senado. A pesquisa foi encomendada pela RPC e tem margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos. É o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. Foram ouvidos 1.008 eleitores entre 19 a 21 de agosto. O levantamento foi registrado no TRE com o número PR-04869/2018 e no TSE com o número BR-06574/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%.

 

Ratinho Junior (PSD): 33%

Cida Borghetti (Progressista): 15%

João Arruda (MDB): 5%

Doutor Rosinha (PT): 3%

Professor Piva (PSOL): 2%

Ogier Buchi (PSL): 1%

Professor Ivan Bernardo (PSTU): 1%

Priscila Ebara (PCO): 1%

Jorge Bernardi (Rede): 1%

Geonísio Marinho (PRTB): 0%

Brancos/nulos: 22%

Não sabe: 15% 

 

NÚMEROS SÃO OFICIAIS E EXPRESSIVO EM FAVOR DE RATINHO

 

Este é o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.008 eleitores, entre os dias 19 e 21 de agosto. O nível de confiança utilizado é de 95%. 

 

Na pesquisa espontânea, quando o pesquisador pergunta ao eleitor em quem ele vai votar sem apresentar uma lista de candidatos, Ratinho também aparece em primeiro, com 13% das intenções de voto. Cida tem 5%. Rosinha e Arruda aparecem com 1%. Os demais não pontuaram.

 

O Ibope também mediu a rejeição dos eleitores paranaenses aos postulantes ao governo do Paraná.

 

A atual governadora, Cida Borghetti, aparece com o maior porcentual: 19%. Dr. Rosinha aparece na sequência com 16%, seguido de Ratinho Junior, com 14%, mesmo porcentual do candidato do MDB, João Arruda.  Piva possui 12% de rejeição; Geonísio Marinho, Priscila Ebara e Jorge Bernardi, 6%. Já 5% dos eleitores disseram que não votariam em Ogier Buchi ou Professor Ivan Bernardo e 8% dos entrevistados disseram que votariam em qualquer um dos candidatos. Não sabe/não respondeu somaram 33%.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now