Ogier Buchi denuncia e pede impugnação do Ibope

Nestas eleições para o governo do Paraná, Ogier Buchi foi o primeiro candidato a denuncia e pedir impugnação de pesquisa do Ibope.

O candidato Ogier Bucchi, do PSL, foi o primeiro a ir à Justiça, ontem (21), pedir, em caráter liminar, a impugnação da pesquisa Ibope contratada pela RPC para analisar a intenção de votos de Governador e Senador do Paraná.

A coligação de Ratinho Junior acompanhou a denúncia e também fez o mesmo pedido em seguida.

"A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, interessados diversos, que questionam a confiabilidade do resultado, alegando haver irregularidade na utilização do critério “PEA / NÃO PEA” (População Economicamente Ativa e População Não Economicamente Ativa)".

Depois de analisar a liminar, o desembargador Tito Campos de Paula, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), liberou sua publicação com ressalvas, tanto que a divulgação sem essas informações acarretará multa de R$ 50.000,00 ao responsável pela divulgação.

As alegações da coligação de Ogier foram: insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes; insatisfatória informação quanto à fonte pública de dados utilizada para confecção do plano amostral.