IDEB: Sertaneja entre as 10 Melhores do Brasil

11.09.2018

​​O prefeito Jamison Donizete está rindo a toa de tão feliz. Seu município demonstra vigor em empreendimentos de vulto turístico regional, suas contas estão rigorosamente em dia e no azul. Seu governo reconhecido pelo povo e elogiado pelas forças políticas inclusive de oposição. Reconhecido pelos demais prefeitos da nossa Meso Região como liderança centrada, aparece agora, também como destaque de educação para o Brasil, onde o município de Sertaneja aparece estando entre os 10 melhores municípios do país nos indices do IDEB. 

 

Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, foram divulgados nesta segunda-feira, 3, e colocando um ranking de "as 10 melhores do Brasil".  Em destaque geral, Sobral, no Ceará, que encabeça a lista das cidades com o melhor ensino fundamental do País. Entre as dez primeiras, sete cidades são do Ceará, uma do estado de São Paulo e duas do Paraná. Sertaneja é uma das 10 do Brasil junto com Serranópolis do Iguaçu também do Paraná.


Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.


RENDIMENTO E DESEMPENHO 


O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. Isto significa dizer que Sertaneja possuiu um dos melhores ambientes educacionais do Brasil. 

 

Com isso o prefeito Jamison Donizete que já acertou no sistema de gestão pública, na economicidade dos gastos, na visão macro regional e na promoção do turismo ecológico, pode acrescentar a suas aplicações esta excelência de referência na educação. "Temos que reconhecer que em alguns casos de sucesso, o entendimento pela continuidade, pelo conjunto que forma sua base só precisa de um novo fôlego para concretizar realizações", disse Jamison. "Uma das minhas prioridades e foram marcas de campanha inclusive foi tratar a educação, em conjunto com saúde, prioridades de governo. Ajustar e completar um siclo, ainda mais de investimentos públicos, deve ter responsabilidade apartidária e consciência de comunidade como família. Esta conquista é sim de todo povo de Sertaneja e vamos avançar", completou o prefeito.


A melhoria na educação pública é essencial para que a sociedade cresça de forma sustentável. O ensino é capaz de melhorar a produtividade e a capacidade de criação das pessoas, facilitando inovações tecnológicas e a aplicação de novas ideias. 


PRIMEIRA DA AMUNOP 


A média conquistada pelos 74 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental deu à Sertaneja – pela quarta vez consecutiva - a primeira colocação entre os municípios da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop).  O Ideb é formulado e divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação. A nota é formada pela taxa de aprovação dos alunos e média de avaliações de portguês e matemática.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now