Ratinho vence debate da RPC e aponta decisão no 1º turno, adversários apáticos e apagados reforçam essa idéia

03.10.2018

 

Deu sono assistir o debate da RPC do início ao fim. Sem confronto e com trocas de figurinhas entre candidatos, o debate mais uma vez mostrou o quanto o candidato peessedista está na frente dos adversários. Certamente, a falta de um fato novo no último debate antes da eleição, deve fazer a eleição no Paraná ser decidido em apenas um turno. Contribuiu para a pobreza das discussões, as mancadas da governadora Cida Borghetti (PP) quando foi falar de ajuste fiscal e da segurança.

 

"Os principais candidatos ao governo do Paraná repetiram suas estratégias neste terceiro e último debate na televisão, realizado na noite desta terça-feira (2), pela RPC. Dos dez candidatos ao governo do Paraná, seis foram chamados para participar do debate na afiliada da Rede Globo no estado: Cida Borghetti (PP), Dr Rosinha (PT), João Arruda (MDB), Ogier Buchi (PSL), Professor Piva (PSol) e Ratinho Júnior (PSD)."


Assim como no primeiro debate na televisão, promovido pela Band, Ogier novamente fez dobradinha com Cida, levantando os temas preferidos da adversária, que aproveitou para contar sobre suas ações à frente do governo do Paraná, desde abril. Já o nome do ex-governador do Paraná e candidato a senador Beto Richa (PSDB), envolvido em escândalos de corrupção, voltou a aparecer, embora menos na comparação com o debate anterior, na RIC. E Cida e Ratinho – ambos integrantes da gestão do tucano no governo do estado – permaneceram ignorando o nome do aliado.


O candidato Rosinha também quis juntar o trio Cida, Ratinho e João Arruda no mesmo barco, o de aliados da impopular gestão Michel Temer (MDB). Foi a oportunidade criada pelo petista para, novamente, pedir votos ao presidenciável Fernando Haddad (PT).

 

Rosinha e Ogier foram os únicos a lembrar dos respectivos candidatos à presidência da República. Mesmo preterido por Jair Bolsonaro (PSL), que declarou apoio a Ratinho, Ogier apelou ao eleitor do presidenciável logo no começo do debate: “Eu sou candidato do Bolsonaro. Que fique bem claro. Se você vota no Bolsonaro, você vota no Ogier”.

 

 

Segundo turno no Paraná?


A preocupação com uma vitória de Ratinho Jr já no primeiro turno apareceu de forma discreta, e na boca de João Arruda. O emedebista pediu mais tempo para o eleitor conhecê-lo.

 

Quando criticado por Piva sobre posições que adotou na Câmara dos Deputados, João Arruda também reclamou:

 

“O senhor está muito preocupado em levar dois candidatos do Beto Richa [Cida e Ratinho] para o segundo turno”, disse o emedebista, sugerindo que ele, que se coloca como nome da oposição, tem chance de ir ao segundo turno com Ratinho, e deveria ser poupado das farpas do candidato do PSol.

 

Nas três pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Ibope (*) desde o início da campanha eleitoral, Ratinho Júnior aparece em primeiro lugar e com vitória já no primeiro turno, quando desconsiderados os votos brancos, nulos e dos indecisos. Apesar disso, a comparação com os três cenários revela também que, do início da campanha eleitoral até aqui, aumentaram as chances de segundo turno, a partir da redução dos indecisos, e do crescimento das candidaturas de Cida e João Arruda.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now