Sertaneja adere ao compromisso ESTRATÉGIA BRASIL AMIGO DA PESSOA IDOSA

27.11.2018

 

Prefeitura de Sertaneja (Norte do Paraná), aderiu à estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

 

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a ação atuará com os idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, reunindo ações dos setores governamentais, organismos internacionais e instituições públicas e privadas, baseadas no cumprimento do Estatuto do Idoso.

 

Segundo o prefeito Jamison Donizete, a partir do programa o município irá atuar com metas, voltadas à oferta de melhores condições de vida para a população idosa vulnerável, destacando que esta adesão reforça o compromisso da gestão em investir na pessoa idosa como política pública. “Além desta adesão, vamos continuar trabalhando com as questões sociais e a com a elaboração do plano municipal do idoso”, ressalta.

 

O jovem prefeito tem constantemente recebido elogios sobre sua gestão positiva e empreendedora, qual balanceia conquistas de recursos e divisas com ações que contemplem diretamente o bem-estar da população, ele ainda destaca que o Programa Selo Brasil Amigo do idoso, conta com cinco certificações. “Vamos em conjunto realizar as etapas e assim firmar o compromisso de garantir o direito dos idosos e de desenvolver ações voltadas a essa população”, completou Jamison.

 
A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

 

A ação é desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Humano, da Saúde e dos Direitos Humanos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Lançada em abril deste ano e sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa já alcançou mais de 100 municípios brasileiros. A iniciativa tem como propósito levar qualidade de vida e promover o envelhecimento saudável e ativo a idosos em todo o país. O foco de atuação é o atendimento dos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

O Brasil tem hoje 29,6 milhões de idosos, sendo que 6 milhões deles estão no Cadastro Único. Ao aderir à estratégia, estados e municípios assumem o compromisso de garantir o direito dos idosos e de desenvolver ações voltadas a essa população. 

 

Compromissos

 

Para aderir à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, os municípios precisam assumir uma série de compromissos. Organizado em plano que contém cinco fases, o acordo inclui termos como a criação ou fortalecimento dos conselhos municipais dos direitos da pessoa idosa; a capacitação de servidores; o desenvolvimento de plano de ação; a discussão de projeto de lei com a população; além da aprovação da proposta pelas câmaras de vereadores, com a sanção do texto pelos prefeitos e a execução do plano aprovado.

 

NOTA: A iniciativa prevê ainda avaliação periódica do andamento dos trabalhos, norteando as práticas que garantam a observância do Estatuto do Idoso para que cada comunidade encontre o plano local que melhor atenda às suas necessidades e assista a população em todos seus aspectos socias e humanos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now