Jornalista Marcos André de Brito recebe tripla homenagem como profissional em destaque

06.12.2018

 

Completando 41 (quarenta e um) anos de profissão no ano de 2018, o jornalista procopense Marcos André de Brito recebeu tripla homenagem e honras como profissional em destaque e na divulgação e promoção positiva de sua comunidade natal.

 

Trabalhando em grandes corporações nacionais, nunca deixou de divulgar nossa querida Comélio Procópio,  pelo estado, país e mundo, passando por importantes veículos de imprensa, passando pela TV Globo, Folha de Londrina e chegando a ser correspondente internacional da “Agencia Estado” em Cuba em 1995 (curriculum completo no final da matéria), chegando a entrevistar Fidel Castro.

 

O ano de 2018 com certeza ficará como um marco na história do jornalista Marcos André de Brito.

 

Este procopense já “cinquentão” que começou a se destacar nos textos ainda na escola, onde após pegar gosto pela escrita, viria a vencer inúmeros concursos de redação, ainda menino, mas já com ímpeto apaixonado pela imprensa (sua marca) na qual garimparia ainda nos idos de 1977 a função de redator de anúncios e notícias na saudosa rádio Educadora de Cornélio Procópio, hoje TERRA NATIVA.

 

COMENDA OURO VERDE

 

O “abre alas” para as variadas e sequenciadas homenagens ao jornalista teve início com a propositura do presidente do legislativo procopense, vereador Helvécio Badaró, que por meio da LEI Nº 121/17, lhe concedeu a “Outorga a Comenda Ouro Verde” que honra o trabalho de procopenses que se tornam destaque e referências em suas profissões, promovendo e destacando o nome de Cornélio Procópio no Brasil e pelo mundo.

 

Vale destacar que tal comenda, que lhe concede o título (comendador) é uma homenagem bem específica que premia todo procopense de nascimento, que de alguma forma profissional, tenha levado a destaque ou destacado o nome da cidade a partir de seu esforço e trabalho  e que desde a sua criação, poucos foram os que a receberam em função do próprio objetivo da homenagem em si.

 

DESTAQUE LA DORNE

 

 

No caso da vinícola “La Dorni”,  que além de produzir vinhos de alta qualidade reconhecidos em todo país e fora dele, com sede na vizinha cidade de Bandeirantes, no norte do Paraná, também é famosa pela sua sede em forma de castelo inspirado nas construções da baixa idade média e em eventos como a “Noite Espanhola” realizada em novembro, que como uma marca do próprio castelo La Dorni  homenageia personalidades que são destaques na região e no Brasil, neste caso, o jornalista Marcos André de Brito.

 

A vinícola de propriedade do empresário José A. Martins (Cidinho) e família além de ser um empreendimento internacionalmente reconhecido pela qualidade de seus produtos e pelo formato de sua sede (um castelo), também se faz famosa por um fato pitoresco que gerou um de seus vinhos mais conhecidos, o “Papa da Paz”, um oficial canônico sem álcool.

 

Uma curiosidade é que esta especialidade “sem álcool” da La Dorni,  foi ofertado pelos Bispos Diocesanos de Jacarezinho ao papa João Paulo II que por sua vez sugeriu que o vinho recebesse o documento canônico, fato que aconteceu por intermédio do Bispo José Fernando Penteado que formulou o histórico documento através da Mitra Diocesana que criou o “vinho canônico João Paulo II”, posterior a morte do papa como forma de também homenageá-lo.

 

COLABORADOR EMÉRITO

 

Por ocasião da solenidade de encerramento de mais um ano de Instrução do Tiro de Guerra 05/002, turma “80º Aniversário de Cornélio Procópio”, realizado recentemente em Cornélio Procópio, premiou alguns destaques da comunidade procopense, entre eles Marcos André de Brito, com o Certificado de “Colaborador Emérito”, uma homenagem daquela Unidade Militar do Exército Brasileiro.

 

O TG procopense, que há 72 anos, forma cidadãos procopenses no Serviço Militar, estava representado pelos subtenentes Geraldo Dilamar das Chagas Vieira, Chefe de Instrução, Natanael Rodrigues Albuquerque, Instrutor do Tiro de Guerra e do prefeito Amin Hannouche, na qualidade de Diretor Geral do Tiro de Guerra 05/002 e a todos os Atiradores da turma de formandos deste ano de 2018.

 

FAZENDO JUS AO PROFISSIONAL

 

 

Nestes 41 anos dedicados à Comunicação Social, o filho dos  pioneiros Sebastião e Mercedes Lomba Brito, levou o nome de Comélio Procópio para inúmeras regiões, como jomalista continua destacando nossa cidade, ocupando todos os espaços que são cedidos pela mídia regional, destacando assim ao longo dos anos, muitos pioneiros, muitos empreendimentos, muitos políticos e as principais conquistas de nossa cidade.

 

Como demonstra seu vasto currículo (em anexo), esse é um procopense que nos traz orgulho e inspiração e que sem dúvida no exercício de seu trabalho como profissional da imprensa, elevou o jornalismo e posicionou nossa cidade e região no mapa da noticia como referência de origem de profissionais de elevado gabarito, portanto, tal reoconhecimento.

 

Marcos André de Brito, atualmente representa a diretoria de Comunicação da Prefeitura de Cornélio Procópio no registro de pautas de grande importância e relevantes serviços que são reproduzidos nas paginas jornalisticas dos principais órgãos estaduais, regionais e locais, sendo colaborador e comentarista de bancada do informativo 376 da rádio Graúna (em especial aos sábados), onde assistem além do comunicador José Leite Cordeiro (outra lenda da comunicação) uma equipe de notáveis colegas de imprensa, que produzem e apresentam os vários programas de jornalismo radiofônico, líder e referência no sul do Brasil.

Na foto acima, na mesa dos trabalhos (INFORMATIVO 376), Edivaldo Luiz, Marcos Brito, Deputado Romanelli e José Leite Cordeiro, a voz firme de rádio paranaense.

 

DOCUMENTOS OFICIAIS

 

PROJETO DE LEI N° 40/2017 DATA: 01/12/2017 SUMULA: Outorga a Comenda Ouro Verde procopense MARCOS ANDRÉ DE BRITO A CÂMARA MUNICIPAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO, Estado do Paraná, APROVOU e eu AMIN JOSÉ HANNOUCHE, Prefeito Municipal em exercício, SANCIONO a seguinte: LEI: Art 1° - Fica outorgada a Comenda Ouro Verde ao Senhor MARCOS ANDRÉ DE BRITO. 

 

Art. 2^ - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. SALA DAS SESSÕES, EM 01 DE DEZEMJBRO DE 2017. HELVÉCIO ALVES BADARO Vereador

 

....................................

 

Marcos André de Brito Brasileiro,

Casado, Professor e Jornalista Endereço: Rua Aliomar Baleeiro 35 Bloco 05 Apartamento 21 - Vila Independência - Comélio Procópio Data de Nascimento - 02/10/59

 

Filiação: Sebastião Britto (Pioneiro de Procópio já falecido) e Mercedes Lomba Brito (Pioneira Procopense, hoje com 92 anos) Irmãos: Antonio Carlos Brito, Zely Magali Brito, Marli Brito Komatsu, Ângela Maria Brito Pupim e Júlio César Brito. Casado com a professora Caridad Elvira Sanchez Dei Pifío. Filhos - Jhéssica Zava de Brito, Victor Teixeira de Brito e Maria Fernanda Sanchez de Brito

 

Formação

Curso Primário: Grupo Escolar Zulmira Marquesi da Silva Curso Ginasial — Colégio Estadual Castro Alves Curso Colegial — 2° Grau — Colégio Estadual Barão do Rio Branco Curso Superior — Letras Fafícop — Comélio Procópio Curso Superior — Pedagogia—Faflja—^Jacarezinho Curso Superior — Jornalismo — Faculdades Integradas de São Paulo Curso Superior — Direito — Unoeste Presidente Prudente (SP) (curso incompleto) Pós Graduação — Comunicação Socialista — Universidade de Havana (Cuba) Habilitações — História da Educação, Administração Escolar e Didática da Educação Curso de Espanhol — Universidade Européia de Madrid (Espanha)

 

Experiência profissional

25/06/1977 — Redator—Rádio Educadora de Comélio Procópio 18/07/1979 - Estagiário na Rede Globo de Televisão em São Paulo (Repórter Extema) 07/09/1981 — Redator da TV Vanguarda — Repetidora da Rede Manchete/Cultura 15/08/1981 — Redator Informativo 376—Rádio Graúna FM — C. Procópio 10/11/1981 - Repórter e Editor da TV Vanguarda — Comélio Procópio 12/09/1984 — Repórter - Correspondente da Folha de Londrina em Jacarezinho 26/03/1989 - Correspondente da Folha de Londrina em Comélio Procópio 21/05/1990 — Jornalista Responsável/Sócio —^Jomal Líder de Bandeirantes 01/07/1995 - Correspondente Agencia Estado em Cuba 12/06/2000 — Secretário Parlamentar da Câmara dos Deputados (Deputado Lupion) 20/10/2006 — Assessoria Parlamentar e Assessoria na Amunorpi (Joaquim Távora) 11/02/2008 — Assessoria de Comunicação Amunop -Comélio Procópio 15/03/2008 — Diretor de Educação — Prefeitura de Comélio Procópio 20/07/2009 - Correspondente do Jomal Folha de Londrina — Norte Pioneiro

 

Cargos Púbicos

Paralelamente à profissão de Jornalista trabalhei como assessor nas gestões dos prefeitos: Hermes Fonseca José Antonio Otoni da Fonseca Dr. Amin José Hannouche Frederico Carlos de Carvalho Alves Dr. Amin José Hannouche José Ritti Filho — Prefeitura de Santo Antonio da Platina Antonio Liechock — Prefeitura de Siqueira Campos Isaac Tavares — Prefeito de Carlópolis

 

Exposições Finais: 

Trabalhando em Grandes Corporações Nacionais, nunca deixei de divulgar Comélio Procópio. Nestes 40 anos, levei o nome de nossa cidade para inúmeras regiões. Como Radialista e Jomalista continuo destacando nossa cidade, ocupando todos os espaços que nos são cedidos pela mídia regional. Destaquei ao longo dos anos, muitos pioneiros, muitos empreendimentos, muitos políticos e as principais conquistas de nossa cidade. Enquanto Deus nos permitir capacidade e força de vontade, estaremos valorizando todos os dias de nossa cidade nos meios de comunicações e nas redes sociais.

 

PUBLICIDADE

 

 

 [CMS1]

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now