Prefeito Amin Hannouche recepciona Ministro da Educação em Cornélio Procópio

Ricardo Vélez Rodrigues inaugurou nesta sexta-feira, o Bloco S da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em sua primeira visita oficial a um município brasileiro depois da sua posse

 

Cornélio Procópio – O prefeito Amin Hannouche recepcionou na manhã desta sexta-feira, (Dia 25) o ministro da Educação do Brasil, o professor Ricardo Vélez Rodríguez. Acompanhado do vice-governador do Paraná, Darci Piana, do Secretário Estadual de Educação, Renato Feder, dos deputados Alex Canziani e Luiz Claudio Romanelli, do Reitor da UTFPR Luiz Alberto Pilatti, da Deputada eleita Luíza Canziani, prefeitos da Amunop, vereadores e convidados Amin Hannouche participou da solenidade de inauguração do Bloco S da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), no Campus da Universidade de Cornélio Procópio.

 

​​Ao saudar o ilustre visitante, que cumpriu seu primeiro compromisso oficial desde a sua posse, no inicio do ano, visitando Cornélio Procópio, o prefeito afirmou que a cidade e a região estava orgulhosa e lisonjeada pela deferência do Ministro nesta importante visita. “Nossa cidade recebe o Ministro e sua Comitiva com muita alegria e satisfação. Que esta seja a primeira de várias visitas a nossa cidade e a nossa região”, afirmou o prefeito. Ricardo Vélez recebeu um mimo do município, das mãos do prefeito Amin Hannouche.

 

O Ministro ainda foi saudado pelo Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, que pediu apoio do presidente Jair Bolsonaro na inclusão da região nos projetos do Ministério da Educação.

 

 

O deputado Federal Alex Canziani (PTB/PR) também agradeceu a presença do Ministro Ricardo Vélez Rodriguez em Cornélio Procópio. “O ministro inaugura uma nova ala para esta Universidade totalmente comprometida com o desenvolvimento regional, através da educação profissional”, disse Alex. O parlamentar pediu ao vice-governador Darci Piana que seja o represente oficial da região na condução do projeto de implantação da Faculdade de Medicina na Universidade Estadual do Norte do Paraná, a UENP, também em Cornélio Procópio.

 

O Reitor da UTFPR, Luiz Pilatti fez um histórico da Centenária UTFPR, destacando seus principais cursos profissionais e oportunidade para milhares de pessoas em todo o estado. Representando o Governador Carlos Massa Junior, o vice-governador Darci Piana agradeceu o empenho do ministro em questões do Estado do Paraná, que começarão a ser debatidos a partir da próxima semana em Brasília. “Participei com muita honra, ao lado do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, da inauguração do Bloco (S) desta importante e tradicional instituição de Ensino Superior. Que este seja o primeiro de muitos projetos que o Paraná precisa nesta área educacional”. Afirmou.

 

De volta à terra

 

​​O ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez destacou que a inauguração de novo bloco da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Cornélio Procópio marca um novo tempo à instituição. Ele afirmou que estava muito feliz de voltar à região, onde se considera um morador eterno. "É uma satisfação enorme vir aqui.

 

Sou pé-vermelho e mais da metade do meu secretariado também é. Estou voltando para casa. Nosso foco é cuidar dos municípios. Dou muita importância ao ensino tecnológico, que está diretamente ligado à produção", afirmou. Colombiano, naturalizado brasileiro, Ricardo Rodriguez é morador de Londrina, onde começou sua carreira acadêmica no País, como professor do departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina, na década de 1980. Atualmente é aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. "Me naturalizei em 1997, mas jamais me senti um estrangeiro. O Brasil é feito por imigrantes, de todas as raças, todas as cores. Vale à pena ser brasileiro", disse o ministro para a plateia. Com sua experiência nas universidades brasileiras, Vélez Rodriguez afirmou ter aprendido que o principal problema é a gestão.

 

 

O ministro afirmou que é necessário que os servidores cumpram aquilo que está acordado no contrato de trabalho. "Sou um funcionário público e defendo a categoria, mas precisamos fazer cumprir o que está definido na Constituição e são as reais necessidades públicas", criticou.

 

Entre os presentes, havia três alunos segurando cartazes com críticas ao governo. Sem responder diretamente a eles, o ministro afirmou que é necessário ouvir e ler os protestos dos alunos e compreender o que necessitam. "Acredito na busca do cidadão e por isso, tenho como meta trabalhar com os municípios e entender o que as escolas precisam no plano municipal e estadual", concluiu o Ministro da Educação.

 

O novo prédio construído na UTFPR ocupa uma área de 3.993 metros quadrados e tem cinco pavimentos. O espaço irá abrigar laboratórios e salas de apoio pedagógico e de reuniões, além de espaço para a coordenação. Foram investidos no projeto mais de R$ 8,2 milhões de reais de verbas federais. Serão atendidos cursos de engenharia elétrica, eletrônica e controle e automação.

Outros dois edifícios estão planejados para a ampliação da instituição. Concluindo seu mandato parlamentar no próximo dia 31, o deputado Federal Alex Canziani destacou a grande presença do Ensino Profissional através da UTFPR em toda a região. "Há 20 anos, num raio de 70 quilômetros só tínhamos o Cefet. Agora, construímos a maior rede de escolas do estado do Paraná, com a UTFPR, o Instituto Federal do Paraná, o Senac e o campus da UFPR, em Jandaia do Sul", concluiu o deputado federal Alex Canziani (PTB), pai da deputada Federal Luíza Canziani. 

 

Prata da Casa

 

Em um dia cheio de destaques e com a presença de tantos ilustres, não poderia deixar de nominar a presença do advogado Tiago Tondinelli, chefe de gabinete do Ministério da Educação, que além de inúmeros predicados profissionais, abrilhanta ainda mais a festa por ser "prata da casa" (na verdade ouro), sendo ele, um impoluto procopense.

 

 

Casado com a também advogada, Kelly Carioca Tondinelli, sempre foram referência na área do direito, respondendo por importantes funções públicas e privadas no exercício e prática da profissão, bem como na docência e em projetos especiais.

 

Tiago possuí graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2002) com especialização em Filosofia moderna e contemporânea - aspectos éticos e políticos pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). 

 

Além de advogado, Tiago também vinha se despontando como escritor, já possuindo importantes obras publicadas de conteúdo catedrático jurídico e sacro temático histórico. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval e em Filosofia do Direito, atuando, principalmente, nos seguintes temas: conservadorismo e culturalismo, o pensamento de Mário Ferreira dos Santos, o pensamento de Leonardo Prota e traduções de textos medievais em língua latina. Na vida publica já havia ocupado as funções de assessor jurídico do Poder Executivo de Cornélio Procópio, tendo sido Procurador Geral Municipal de Cornélio Procópio, PR e Procurador do Município de Urai, PR.

 

Como professor Emérito da Faculdade Dom Bosco, nas disciplinas Filosofia, Processo Civil e Direito Tributário, também professor de inglês, francês, italiano e latim no Instituto Minsky, Escola de Idiomas que pertence a sua família.

 

Na função de Chefe de Gabinete do Ministério da Educação, ocupa o principal posto executivo da pasta, diretamente abaixo do Ministro e será parte das principais decisões de projetos que impulsionarão o pais e denotarão resoluções de impacto na vida de todos brasileiros na formação de um novo caminho de progresso e crescimento a partir da educação.  Sendo uma festa plural e de inauguração dos novos pavilhões da UTFPR, dentre tantos ilustres que se fizeram presente, temos na figura de Tiago Tondinelli a inauguração de um novo tempo para nosso país, estado e cidade.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now