Pastor Waldemar Almeida Carvalho recebe homenagem como figura histórica procopense

18.02.2019

 

A Igre­ja Evan­gé­li­ca As­sem­bléia de ­Deus, Mi­nis­té­rio de Ma­du­rei­ra esta em festa, o pastor Waldemar Almeida Carvalho foi um dos nomes homenageados, dentro das comemorações de encerramento dos 80 anos de Cornélio Procópio e na iminência de seus 81 anos, como figura histórica procopense na qualidade de pastor pioneiro e fundador da igreja e do campo regional da igreja Assembléia de Deus e seu ministério e pelo desenvolvimento do município.


Como noite solene de encerramento das atividades alusivas a programação dos 80 anos da cidade, o pastor Waldemar Almeida Carvalho que recentemente também recebeu em conjunto ao seu filho, Pr. Eliezer do Carmo de Carvalho, atual pastor presidente da Assembléia de Deus, os títulos como COMENDADORES, na última AGE CONEMAD/PR (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira). Título de renomada importância nacional, agora recebe também este reconhecimento pelos seus trabalhos na formação da comunidade procopense. 


O evento produzido e coordenado pelo executivo local, homenageou oitenta pioneiros e personalidades que simbolizam e fazem parte do desenvolvimento do município. 


 

Pastor Waldemar que é presidente de honra, já jubilado da função administrativa, mas ativo e gerando frutos até hoje, recebeu a homenagem como uma grande emoção por ser lembrado com tal honra, pelo trabalho que plantou, que além dos caminhos da fé se fazia prestativo pelo senso de desafios comunitários e sociais enquanto anunciava o evangelho. 


Ele que recentemente, também co­me­mo­rou os 100 ­anos das assembleias no Bra­sil, no mu­ni­cí­pio, lançou sua semente ainda na dé­ca­da de 1970, onde já como pas­tor e missionário vislumbrou pelo amor as almas procopenses e vindo como avanço missionário do campo da madureira de Londrina, presidido pelo seu sogro, aceitou o desafio evangelístico.


Ho­je com dezenas de igrejas e congregações e milhares de membros com congregações em vários bairros e regiões de Cornélio Procópio, ainda assiste a expansão de seu labor, pelas igrejas da região, de seu campo, que floriu de Nova Fátima a Jataizinho (dentre outras), nas quais se de­sen­vol­ve até hoje inú­me­ros trabalhos de relevante importância, in­clu­si­ve na ­área social. 

 

 

ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL


Na virada do século XX, surge em várias partes do mundo e nos Estados Unidos o movimento denominado pentecostal, que difundia uma renovação dos moldes pregados pelas igrejas tradicionais por meio do batismo com o Espírito Santo.

 

Contagiados por esta doutrina, dois jovens missionários suecos residentes nos Estados Unidos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, receberam como missão pregar o evangelho em uma terra distante e desconhecida, neste caso o Estado brasileiro do Pará. Partiram rumo a Belém, onde desembarcaram no dia 19 de novembro de 1910.

 

Inicialmente, se integraram à Primeira Igreja Batista do Pará, posteriormente, desvincularam-se da Igreja Batista e o pequeno grupo pioneiro liderado pelos missionários, ficando sem lugar para reunir-se.


Movidos pela paixão missionária e cheios do Espirito Santo, no domingo, 18 de junho de 1911, na sala de Henrique e Celina Albuquerque, testemunham o florescer de uma nova igreja, inicialmente chamada Missão da Fé Apostólica. Somente após sete anos de sua fundação foi denominada Assembleia de Deus (AD). 


Esta é a história inicial da origem das Assembleias de Deus que tornou-se a maior comunidade evangélica do Brasil, e está presente em 176 países. E em Cornélio Procópio pelas mãos do pastor Waldemar Almeida Carvalho.

 

Hoje são 110 mil igrejas no Brasil, frequentadas por 12 milhões de fiéis, e inúmeras obras sociais. No mundo, estimam-se 40 milhões e há estimativas segundo o IBGE, que o número total de evangélicos no Brasil está girando nem torno de 55 milhões, sendo que, destes a maioria está ligada com as Assembleias de Deus.


O prefeito municipal de Cornélio Procópio Amin Hannuche agradeceu a todos os presentes em especial aos  homenageados pela suas participações no desenvolvimento  de nossa cidade  nestes 80 anos . Sem dúvida uma noite que entrou para história de Cornélio Procópio onde lotou o anfiteatro da UTFPR.


Participaram da solenidade de entrega de certificados e medalhas aos nosso ilustres procopense  o deputado estadual Luiz Romanelli ,ex deputado federal Alex Canziani   a vice prefeita Angélica presidente da Câmara municipal Edimar Gomes Filho e também o ex presidente da Câmara municipal Hélvecio Badaro e vários vereadores da Câmara municipal e vários secretários municipal.

 

          

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                  

 

 

 

 

.

Pr Daniel Berg na porta do Templo- Central. Rua São Paulo 1341. Nossa Sede Estadual. Na Década de 60 Simplesmente um dos fundadores da Querida AD no Brasil.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now