Presidente da Amunop Jamison Donizete fala a imprensa sobre o curso de Medicina em Cornélio

 

O prefeito de Sertaneja e presidente da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná), Jamison Donizete será o entrevistado do "Fala Cidade" desta segunda na Rádio Cornélio pelo jornalista Amauri Brevilheri. Na pauta, dentre os assuntos a serem discutidos, a nova (velha) polêmica perpetrada pela imprensa de Santo Antonio da Plantina sobre o curso de Medicina liberado pelo último governo do Paraná.


Não é a primeira vez que a imprensa daquela região, solta notas afirmando em um momento que o curso de medicina liberado seria cassado pelo novo Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior e implantado em Jacarezinho e Santo Antonio da Plantina e em outros momentos que Cornélio Procópio não teria competência técnica a partir do campos da UENP para receber tal curso.


Chegaram a fazer campanha inclusive, anunciando que o governador iria fechar o campos da UENP em Cornélio Procópio por ser inviável e por estar muito próximo de Londrina.


Agora novamente, por conta de uma reunião oficial de lançamento da nova diretoria da AMUNORPI (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), fazem novo estardalhaço, publicando que o decreto assinado pelo governo anterior (Cida Borghetti), seria anulado pelo governador por não ter o aval do conselho da própria UENP e por Cornélio Procópio não ter os requisitos técnicos necessários, o que é uma grande mentira.

 

JAMISON NA POSSE DA AMUNORPI

 

O  presidente da Amunop, acompanhou o Governador Ratinho Junior por ocasião da posse da nova diretoria da Amunorpi qeu aconteceu em Pinhalão nesta última sexta-feira (21/02) e ainda naquela reunião a respeito destes comentários, se posicionou, informado a nossa reportagem que não viu e nem ouviu o assunto sendo tratado na pauta oficial ou perante ele enquanto acompanhante do próprio governador.


O mau estar provocado novamente pela imprensa da região da Amunorpi e pelos membros daquela associação (como das outras vezes) ficou por conta que agora o governador iria "sequestrar" a conquista do povo de Cornélio Procópio e demais municípios da região, porque  o processo teria sido "eleitoreiro".


Jamison afirmou para nossa reportagem que ajustes em troca de governos é normal. Que revisão de processos, principalmente que pedem recursos financeiros podem sim ser revsitos e até mesmo cancelados e o novo governo tomou esta postura de maneira geral para tomar ciência da realidade do Estado, mas que chamar de "eleitoreiro" uma reivindicação e mobilização popular de 11 (onze) anos, que além da população  e segmentos da sociedade de todo Norte do Paraná, envolveu dezenas de lideranças políticas regionais e estaduais e federal, é muito forçoso.

 

10 ANOS DE LUTA E TRABALHO PELO CURSO


Ele lembra que, embora assinado em Dezembro de 2018, a liberação do Curso de Medicina para Cornélio Procópio teve grande intensa campanha que se iniciou com o governo federal e parceria com a UTFPR e depois no âmbito estadual, onde inclusive teve disputa e analise técnica e financeira entre as cidades de Santo Antonio da Platina e Jacarezinho.

 

Apenas depois de muito trabalho e avaliações técnicas e esforço politico, em uma década de reivindicação dentro dos tramites exigidos por lei, que se consagrou a cidade de Cornélio Procópio para receber o curso. E ainda dentro de uma programática  equilibrada, dentro do projeto oficial ficou contemplada as três (3) cidades, recebendo os alunos em etapas diferentes, sendo ainda que a reitoria do curso tenha ficado na cidade de Santo Antonio da Plantina.


O projeto é digno e desejoso da população do Norte do Paraná, tanto que nestes dez (10) anos, desde o inicio buscou formatar todos os elementos necessários e dentro da lei para tal reivindicação.

 
A transparência do processo é ilibada e compromissada com os termos técnicos, com a lei e com os trâmites necessários, passando por uma comissão de professores e lideranças da sociedade, sob a coordenação da própria reitora Fátima Padoan, da UENP. 


O programa Fala Cidade começa as 12 horas e é transmitido pela Rádio Cornélio Procópio AM e também pelo site oficial da emissora. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now