Treinamento de servidores da Sesa visa maior eficiência para gerir orçamento da saúde

15.08.2019

Servidores das 22 Regionais de Saúde participam de dois dias de treinamento sobre processos administrativos no auditório da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), em Curitiba. O público total é de 150 servidores, divididos em duas turmas. No primeiro dia, nesta quarta-feira (14), o público foi de funcionários das regionais e hemonúcleos, já na quinta-feira (15), os servidores ligados aos recursos financeiros de hospitais, laboratórios e setores de apoio.

 

 

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a importância da responsabilidade em relação aos recursos. “Nossa preocupação é imensa e ampla, mas especialmente em dois focos: primeiro é atender e manter as unidades em todo o Estado em pleno funcionamento e segundo é fazer isso com a maior eficiência de recursos financeiros, respeitando as leis”, frisou.

 

 

Na programação serão abordados temas referentes às compras, como: processos de licitação, termo de referência, contratos, administração de veículos, atendimento à ordem judicial, gestão de documentos e orçamentos.

 

Anelise Vosgerau, que atua na 9ª Regional, em Foz do Iguaçu, destacou que a participação de pessoas de todo o Estado é relevante porque é possível perceber as questões comuns e as questões específicas de cada região do Paraná. “Percebemos muitas questões semelhantes de outras regiões. Mas para Foz do Iguaçu nós temos a necessidade de um olhar diferenciado, porque a nossa população é uma população flutuante, estamos em região de fronteira então temos alguns problemas bastante típicos e estando aqui com os diretores das áreas é mais rápido e direto sanar as dúvidas”.

 

Anelise afirmou ainda que a responsabilidade com os processos é de suma importância. “O encontro foi um momento bastante esclarecedor e buscamos sempre melhorar o trabalho em busca da transparência, respeito à população e atuando de acordo com a lei porque estamos administrando dinheiro público”.

 

O TREINAMENTO

 

Capacitação – O diretor administrativo da Sesa, Carlos Batista Soares, indicou que o treinamento é uma possibilidade de atualização das informações com profissionais de todo o Estado. “Com este evento nós iniciamos o processo de capacitação, informação e transmissão de conhecimento para as equipes das unidades buscando primeiro a qualidade do serviço e que a relação custo, benefício, eficiência e eficácia seja buscada permanentemente com relação à prestação de serviços e a reposição de insumos nas unidades da Sesa”.

 

A essência do treinamento é atualizar as informações para dar maior eficiência na gestão financeira na saúde. Soares exemplificou que em diversas situações é possível reduzir o custo com poucas ações mantendo a qualidade dos serviços. “Precisamos verificar e adequar o que estamos gastando e isso depende de todos os servidores da Sesa. Essa preocupação vai desde a aquisição de lanches para os doadores de sangue até a aquisição de veículos ou de equipamentos de alto custo.”

 

O secretário Beto Preto exaltou a participação e o trabalho dos servidores. “Quero agradecer a todos que estão aqui, deslocados de seus locais de trabalho, e lembrar que dependemos de vocês todos para entregar mais serviços, com maior qualidade, mais agilidade e menor custos para os nossos paranaenses”, finalizou.

 

 

Cada uma das 22 Regionais enviou ao menos dois servidores para o treinamento.

 

São funcionários que compõem as equipes administrativas responsáveis pelas compras, aquisição de serviços e gerenciamento de contratos.

 

Valorização – Eulália Risse, promotora de Saúde da Regional de Paranavaí, explicou que a iniciativa valoriza o trabalho de quem está nos municípios.

 

 

“Eu fiquei bastante satisfeita e agradeço ao secretário Beto e ao diretor administrativo Carlos pela iniciativa. Porque esses encontros auxiliam na integração entre os funcionários das regionais, que estão na ponta, e também com o pessoal aqui da Sesa. Além disso, valoriza o servidor e responsabiliza os envolvidos com a gestão do dinheiro público”.

 

“Avançar no aprimoramento dos processos, inovar de forma que sejam cumpridos principalmente os princípios da transparência, da economicidade e da qualidade do serviço. Essa é a nossa procura permanente”, concluiu o diretor Carlos Soares.

 

Na quinta-feira (15), os servidores de hospitais, laboratórios e setores de apoio participam do evento que acontece no auditório da Sesa entre as 8h e 17h.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now