O Brasil cresce e escapa da recessão

29.08.2019

 

 

O resultado do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre foi melhor que o esperado e afastou o risco de o país entrar em uma recessão técnica, quando são registradas duas quedas consecutivas em relação ao trimestre anterior. Porém, o desempenho da economia continua fraco, o que reforça as previsões de que o país vai crescer menos de 1% em 2019, emendando o terceiro ano seguido de baixo crescimento.

 

O Brasil cresceu 0,4% no segundo trimestre, na comparação com o trimestre anterior, e 1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No primeiro trimestre, a economia encolheu 0,1%. Veja a seguir o que foi bem e o que foi mal no segundo trimestre, quais os motivos e o que esperar para os próximos meses.

 

O setor de construção deu sinais de recuperação, com alta de 2% em relação a 2018. É o primeiro resultado positivo após 20 trimestres (cinco anos) seguidos de queda, segundo este critério. Em comparação com o 1º trimestre de 2019, cresceu 1,9%.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now