Balé Teatro Guaíra celebra 50 anos com Mostra de Repertório

02.09.2019

O Balé Teatro Guaíra completa 50 anos em 2019 com uma programação especial e apresenta uma mostra de repertório com grandes sucessos da companhia, incluindo O Grande Circo Místico e O Segundo Sopro. O BTG é a terceira companhia mais antiga do país e uma referência em dança contemporânea. Em cinco décadas, marcou a vida de bailarinos e bailarinas que fizeram parte do corpo artístico e transformou a história da dança nacional. 

 

 

Ana Botafogo, hoje o grande nome do balé no Brasil, fez sua estreia como primeira-bailarina no palco do Guairão com o BTG em 1977. Ela havia voltado de uma temporada na Europa e ainda não tinha se apresentado profissionalmente no país. “Para mim, era um sonho dançar Giselle. Foi muito emocionante esse balé ter sido meu primeiro papel como solista. Também foi com o BTG a primeira vez que me apresentei profissionalmente no Rio de Janeiro e isso projetou meu nome nacionalmente”, diz.

 

Para Wanderley Lopes, o balé foi um divisor de águas. Foi na dança que ele encontrou, literalmente, uma casa e uma família. Lopes passou a infância em instituições de acolhimento e chegou a morar nas ruas. Na Casa do Pequeno Jornaleiro em Curitiba, um abrigo para órfãos, era chamado pelo número “36” ao invés do nome.

 

Foi pela televisão que ele viu pela primeira vez um bailarino, o russo Mikhail Baryshnikov, e se apaixonou pela dança. O garoto prodígio entrou no Balé Teatro Guaíra aos 17 anos, em 1981, pouco depois de a companhia começar a aceitar garotos. Em 1984, Lopes se casou com Eleonora Greca, primeira-bailarina do BTG, e juntos foram solistas de dezenas de espetáculos.

 

“O Balé Teatro Guaíra é a expressão da cultura do estado, é um dos principais meios para mostrar ao Brasil o que temos de melhor. Sua história sintetiza a história de nossa gente”, diz o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Segundo ele, a ideia de criar o complexo cultural do Teatro Guaíra era mostrar um Paraná moderno, que estaria ao lado de outros estados na liderança do país. “O pioneirismo e excelência da companhia mostram que esse objetivo foi cumprido. Não há hoje no Brasil quem fale de dança e não cite o Balé Teatro Guaíra como referência”.


 

http://www.teatroguaira.pr.gov.br

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now