Dengue e sarampo têm sintomas em comum. Saiba como identificar

04.10.2019

Alguns Estados brasileiros, como São Paulo, registram surtos das duas doenças, que causam febre alta e manchas vermelhas pelo corpo

 

 

 

Febre alta e manchas vermelhas pelo corpo. Em meio a um surto de dengue e sarampo em alguns estados brasileiros, como São Paulo, algumas pessoas ficar em dúvidas com os sintomas.

 

O médico infectologista Carlos Fortaleza, professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), em Botucatu, explica que os sintomas respiratórios aparecem apenas no sarampo.

 

 

PUBLICIDADE

 

"O sarampo é uma doença bastante gripal, com secreção nasal e tosse, além da febre alta e das manchas no corpo. A dengue se caracteriza pela febre alta e dores musculares, atrás do olho."

A dengue pode causar manchas vermelhas no corpo, mas não na mesma intensidade que o sarampo, acrescenta o médico. "As manchas do sarampo são mais fortes do que as da dengue e normalmente aparecem no primeiro dia após o início do quadro gripal. Na dengue, elas aparecem entre o quarto e o quinto dia."

 

Sintomas do sarampo vão muito além de manchas vermelhas

 

Se a suspeita for dengue ou sarampo, Fortaleza orienta que se procure atendimento médico em todos os casos. "Essas duas doenças, embora sejam leves, podem ocasionalmente evoluir para quadros mais graves, com complicações. Por isso é importante passar pelo médico, justamente para prevenir."

 

Ele ressalta que pacientes já debilitados estão mais sujeitos a ter complicações. No caso do sarampo, pode evoluir para pneumonia, infecções de ouvidos e até meningites leves.

 

São Paulo registrou até a metade de setembro 3.807 casos de sarampo e, até agosto, 370 mil casos de dengue.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now