18ª Regional de Saúde e UCT-Unidade de Coleta e Transfusão comemoram dia do doador voluntário

03.12.2019

A 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio e a UCT - Unidade de Coleta e Transfusão procopense organizaram na última quinta-feira (28/11) uma programação para todo o mês de novembro, alusivo ao dia 25, que comemora o dia nacional do "doador voluntário" de sangue.  

 

A iniciativa além dos coordenadores e envolvidos, todos os doadores foram presenteados com uma camiseta personalizada com a campanha "Você é a Esperança de Alguém. Doe Sangue, Doe Vida", com direito a mascote e dia de palestras e homenagens..

 

O evento que aconteceu no anfiteatro da unidade centro da UENP,  Unversidade Estadual do Norte do Paraná, na rua Portugal, 340, que reuniu mais de uma centena de pessoas entre autoridades, secretários de saúde dos municípios atendidos pela regional, representantes dos núcleos de governo, empresas, entidades da sociedade civil organizada e dezenas de homenageados de toda região. A imprensa procopense e regional também marcou presença cobrindo o evento. 

 

A UCT de Cornélio Procópio por todo ano conseguiu quebrar recordes após recordes no volume de participação e coleta de sangue (doação) rm varias frentes. Destaque para as empresas FOR LOGIC, UNIMED, IGUAÇU, DISTRIBUIDORA PRIMAVERA, UTFPR e aos Tiros de Guerra de Cornélio Procópio e Bandeirantes que se posicionaram além da participação pessoal, envolvendo seus funcionários e colaboradores.

 

 

Igrejas e associações comunitárias também se envolveram com a campanha e organizaram verdadeiras caravanas que puderam estar agendando e em bloco posteriormente doando sangue em grupos. Destaque neste sentido para a "irmã Anja", que vem sempre reunindo munícipes e pelo seu esforço reconhecido , figurou como um dos homenageados na tarde do ultimo dia 2 de novembro, recebendo seu certificado de honra ao mérito e uma singela lembrança ofertada por outros parceiros também envolvidos. 

 

Sobre as comemorações que invadiram novembro adentro por todo Paraná, ouvimos do Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto um emotivo agradecimento pelo sucesso das campanhas pelo estado. “Comemoramos e agradecermos pelas doações que tivemos. É uma lembrança que fazemos para demonstrarmos a gratidão a este gesto tão importante. Doar sangue é, efetivamente, um ato de amor ao próximo. É justamente a doação que faz muitas vezes com que uma vida seja salva. Por isso, é muito importante que as pessoas doem sangue”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

 

Para a diretora da UCT, a Sra. Tamires Diogo Ito, tudo transcorreu conforme o previsto. "Tinhamos uma grande expectativa da participação das principais figuras que levantamos como parceiras durante o ano e pudemos ver uma grande festa onde tanto empresas, quanto pessoas que colaboraram como parceiros desta empreitada puderam se fazer presente no mesmo ambiente e se fortalecer nas história de amor que cada um descobriu na doação de sangue".

 Já o diretor da Regional de Saúde, Claudio Cordeiro da Silva Filho, destacou o alinhamento da equipe da UCT e colaboradores. "ver a equipe assim tão envolvida e animada em todo o processo e a frente de um evento como este, só destaca a qualidade dos indivíduos envolvidos. Nossa amiga Tamires, esta de parabéns, como  de parabéns esta toda nossa equipe da UCT que vem fazendo um trabalho cada dia mais bonito e positivo".

 

As estatísticas são boas, mas esse é o tipo de número que sempre se deve buscar o crescimento. Por isso, aqui vão algumas dicas e informações úteis para que você possa se tornar um doador de sangue também!

 

Quem pode doar

 

Para ser um doador é importante ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Também é recomendável ir ao posto de coleta sempre descansado e alimentado; ao contrário dos exames regulares de sangue, a doação não requer jejum.

 

Vale lembrar que é você quem determina a periodicidade de suas doações. Ou seja, se você quiser doar sangue a vida inteira ou apenas uma vez na sua vida, tudo bem  Porém, existe um intervalo a ser respeitado entre doações. Para homens, essa pausa é de 60 dias e para mulheres, de 90 dias e ela serve para o corpo fazer a manutenção do sangue e estocar novamente os níveis de ferro no organismo.

 

Passo a passo do dia da doação

 

Cada posto de coleta possui uma espécie de triagem, que identifica se a pessoa está apta para ser doador. O candidato à doação deve apresentar-se com um documento oficial com foto e, ao ser cadastrado, fornecerá algumas informações sobre sua vida e seus hábitos de saúde e passará por alguns testes, como teste de anemia, pressão arterial e frequência cardíaca. O procedimento de doação em si, é rápido, seguro e indolor, durando de 10 a 15 minutos. A coleta em bolsas absorve cerca de 450ml de sangue (que é reposto em menos de 24 horas, fique tranquilo!). Em seguida, o doador recebe um lanche e é indicado também a ingerir bastante água ao decorrer do dia.

 

Restrições

 

Algumas pessoas não podem doar sangue por questões temporárias ou permanentes como:
– Portadores de doenças como diabetes, câncer, hepatite, malária;
– Pacientes que passaram por recentes cirurgias de grande porte e transporte de órgãos;
– Casos recentes de diarreia, gripe, resfriado, reações alérgicas ou doenças sexualmente transmissíveis;
– Estar grávida ou em período de amamentação (nos 12 meses anteriores à doação);
– Ter feito tatuagens e colocado piercings nos últimos 12 meses;
– Ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou consumo regular de drogas (injetáveis ou não);

 

Carteirinha de Beneficios

 

Ao atingir 12 meses regulares de doações, você pode obter uma carteirinha de doador que o beneficia  com descontos em shows, cinemas, teatros e eventos esportivos (Lei Estadual 13.964/2002).

 

A doação é um ato humanitário e simples onde um único doador pode salvar até quatro vidas. Doar sangue é doar vida! Faça parte dessa causa.Saiba onde doar na cidade que você está!

 

 

O Dia do Doador Voluntário de Sangueé comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil. O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro - data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue - como a data oficial do doador de sangue no Brasil.

 

A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

                                                                                         Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue. No Dia Nacional do Doador de Sangue, os Bancos de Sangue de todo o país realizam atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público.

 

Hemepar – UCT de Cornélio Procópio - Rua Justino Marques Bonfim, 27 - Fone: (43) 3520-3500
Horário de Coleta: segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h

 

FOTOS DO EVENTO 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOTOS DOS HOMENAGEADOS

 

 

OUTRAS FOTOS

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now