Mutirão contra a dengue mobiliza o Paraná inteiro

17.12.2019

O Governo Paraná vai lançar nesta semana uma força-tarefa de combate à dengue em todo o Estado. Dentre as ações, definidas por Casa Civil, Secretaria da Saúde e demais órgãos e empresas públicas, está prevista a criação de um grupo permanente contra a proliferação da doença.

A ideia, explica o secretário Guto Silva, é mobilizar todo o Governo em uma grande campanha de orientação e prevenção, além de atividades como palestras informativas e ações de campo em busca de criadouros em todos os municípios. "Fazer com que a informação chegue ao maior número de paranaenses possíveis, numa verdadeira guerra contra a dengue", afirma.

 

O mutirão contará com professores e alunos da rede estadual de ensino, profissionais da saúde e agentes de segurança pública, além de funcionários da Sanepar e Copel. O objetivo é disseminar em todo o Paraná informações de combate ao mosquito Aedes aegypti para a população.

 

CENÁRIO DELICADO

 

Esse esforço concentrado foi definido a partir da constatação do preocupante momento vivido pelos paranaenses com relação à dengue. O mais recente boletim epidemiológico, divulgado ainda na terça-feira passada, indicou a existência de 2.631 casos da doença confirmados em todo o Estado, nada menos que 2.500% superior ao do mesmo período do ano passado.

 

O caso que requer maior atenção é do município de Nova Cantu, com 283 casos em um total de aproximadamente 7 mil habitantes. E outros nove municípios estão em situação de epidemia: Quinta do Sol, Inajá, Santa Isabel do Ivaí, Ângulo, Colorado, Floraí, Uniflor, Doutor Camargo e Florestópolis. Há outras cidades ainda em situação de alerta, como Lindoeste, Juranda, Douradina, Cianorte, Indianópolis, São Carlos do Ivaí, Flórida, Munhoz de Mello, Leópolis, Uraí, Jesuítas, Diamante do Norte, Paranacity e Sertaneja.

 

Antecipando-se a esse mutirão, o Governo do Estado organizou ações em todo o Paraná, envolvendo as Regionais de Saúde e as secretarias municipais. E as prefeituras de várias cidades também promoveram ações desse tipo, dentre elas Vera Cruz, Céu Azul, Nova Aurora, Ibema, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Formosa do Oeste, Capitão Leônidas Marques, Jesuítas, Iracema do Oeste, Cafelândia e Cascavel, todas da região Oeste

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now