Invista e more em Cornélio Procópio - A capital do Norte Pioneiro e 5º maior IDH norte paranaense

09.06.2020

CORNÉLIO PROCOPIO: Com 50 mil habitantes tem se renovado e refeito em várias áreas. Desde os tempos de ouro do café, o conhecido KM 125 que já recebeu até o principado de Gales, tem hoje um perfil de polo regional de uma população de 230 mil pessoas. De cidade universitária a capital da macro região, sede dos principais núcleos de governo e com um comércio forte e de muitas oportuniddes.

 

Cornélio tem como diferencial a renda per capita da população, que é superior em relação a outras idades do mesmo porte. Hoje se desponta ainda mais como promissora no desenvolvimento vertical com um mercado de construção civil e imóveis muito aquecido.  

 

O crescimento deste universitário e a expansão de empresas e oportunidades, além de seu público estudantil pela pouca oferta de imóveis para locação, tem inflacionado os preços do mercado imobiliário em Cornélio Procópio nos últimos anos. O valor do terreno em alguns bairros da cidade aumentou até 80% em três anos, como nas proximidades da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e na região norte do município, onde está localizada a rodoviária. E este é o destaque. 
 

A UTFPR é apontada por especialistas como a "alavanca" principal do aumento dos preços. Desde a implantação do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), em 2009, que possibilita a estudantes de todo o País concorrerem a vagas no campus de Cornélio Procópio, houve um grande crescimento no número de alunos vindos de fora. Atualmente, dos 2,5 mil estudantes, apenas 17% são oriundos da cidade.

 

Entre os 300 servidores, grande parte, especialmente os professores, também não são procopenses. 

 

ONDE TUDO COMEÇOU


A origem do nome da cidade, veio da pessoa do Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, figura de destaque no Império durante o final do último século. O coronel foi o patrono da Estação do então Km 125, sendo este, o marco de toda a expansão desta região.

 

Coronel, falecido em 1909, deixara nove filhos, entre os quais Maria Balbina Procópio Junqueira, casada com Francisco da Cunha Junqueira, dono da Gleba Laranjinha, o qual homenageou-o dando seu nome à cidade de Santa Mariana, que até então era apenas uma fazenda. Com o mesmo sentimento, cedeu o nome do sogro ao Km 125, juntamente com a expansão da ferrovia.


PELOS TRILHOS


A chegada dos trilhos de ferro, está intimamente ligada com a colonização, surgimento e desenvolvimento da cidade. A Ferrovia trouxe consigo aventureiros e trabalhadores ingleses e portugueses, além dos pioneiros paulistas e mineiros em sua maioria, mas as picadas também foram abertas por muitos outros.

 

Pouco depois a sua instalação na região, foi motivo da vinda do Príncipe de Gales, regada com uma grande recepção feita na época, ao importante jovem que descia do tão conhecido trem.

 

Então na manhã de primeiro de dezembro de 1930, a “Maria Fumaça” inaugurava o percurso compreendido entre Bandeirantes, Santa Mariana, Cambará e a futura Cornélio Procópio.


 

 

EMANCIPAÇÃO


Devido à várias divergências políticas da época, inclusive a incidência de algumas invasões de terras, Francisco Junqueira e sua esposa, se viram impossibilitados de efetuarem o loteamento planejado. Mas em 1933, com a chegada de Antônio Paiva Júnior e Francisco Moreira da Costa, a fundação do município ganhou força total.


De mero patrimônio de Cambará e Distrito Judiciário de Bandeirantes, em janeiro de 1938, através do empenho de uma comissão formada por personalidades já residentes no Km 125, deu-se à criação do Município de Cornélio Procópio, isto durante o governo de Manoel Ribas.

 

Este conteúdo esta postado em link próprio. Para acompanhar as obras em Cornélio Procópio é só clicar neste link: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1738837#post104867572]

 

 

FOTOS CORNÉLIO PROCÓPIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicando o impublicável desde 2011

  • Facebook Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now